Cães e Gatos

Aqui você irá tirar suas duvidas sobre seu cão ou gato, e se necessite de alguma postagem, é so pedir, logo farei a postagem;
RSS

Lhasa Apso X Shih Tzu Quais as diferenças?

O Lhasa Apso e o Shih Tzu são cachorros bem parecidos, e muitas vezes confudidos, irei simplicar nesse post a diferença de comportamento e aparência entre ambos.

Lhasa Apso = raça antiga, antigamente o lhasa apso era uma raça apenas de pessoas nobres. Na terra de origem do lhasa apso (se não me engano, Tibete) ele é considerado sagrado, da mesma forma que a vaca é na Índia.
A raça está ganhando espaço nesses últimos anos, por que até o ínicio a raça não podia ser comercializada.

Aparência = O lhasa apso é um cão de pequeno porte, atingindo a altura de 25 cm para machos, as fêmeas são um pouco menor.
A cabeça é larga, o fucinho é médio, olhos pequenos e escuros. O rabo possui franjas e é mantida sobre o dorso.
A pelagem é comprida, lisa e pesada. As cores da pelagem são o dourado, cor de mel, ardósia, areia, cinzenta, preta, branca ou castanha.

Saúde = O lhasa é uma raça bem saudável, os problemas de saúde mais comuns são a má formação das articulações, problemas visuais e complicações renais.

Higiene = É aconselhável da um banho em seu cachorro pelo menos 1 vez por semana, lembre-se, o Lhasa Apso merece um cuidado especial, sua vasta pelagem é um problema, você deve escovar o pêlo todos os dias, mas se não tem tempo, dia sim, dia não, isso tem como função, eliminar riças que se ficarem no animal, podem causar infecções na pele. A raça tem grande queda de pêlos no ano.

Temperamento = O lhasa é um cão dócil e companheiro, mas também é um excelente guarda, tem audição ótima, percebe leves ruídos e informa de imediato.
É um cão quieto, calmo, e não destrói tudo que ver (diferente do labrador), ele é capaz de ficar horas deitado, é extremamente higienico. Nunca "suja " o lugar onde come ou dorme.
É um cão que gosta muito de carinho, mas também é de temperamento muito independente , de caráter alegre, cheio de segurança, mas prudente e desconfiado com desconhecidos.



 

Shih Tzu = É originário da China, um cruzamento de lhasa apso com pequinês, tem expectativa de vida entre 14 e 15 anos.

Aparência = Robusto, pelagem abundante.
Cabeça larga, redonda, olhos bem separados, Focinho bem largo, curto, com cerca de 2,5 cm da ponta ao fim, levemente arrebitado.
Olhos grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados. Expressão calorosa. Nos cães de cor fígado, ou com marcações dessa cor, os olhos mais claros são permitidos, desde que a íris cubra o branco dos olhos.
Pêlo longo, densa e lisa. Uma leve ondulação é permitida.
O shih tzu é um pouco maior que o lhasa apso, pode chegar até 26,7 cm.

Temperamento = Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles, assim sendo muito preguiçosos. Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito.
É um cãozinho muito esperto e que presta atenção em tudo ao seu redor, aprendendo rápido as coisas. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário.
Menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte, os Shih Tzus são ideais para aqueles que gostam de ficar acariciando seu animal. Ele é um ótimo cão para apartamento e para crianças pequenas(e grandes) que querem um cão.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

29 comentários:

Gabi disse...

Eu tenho uma cadelinha igual mas ela ta tosada acho lindo essa raça ... ♥

Anônimo disse...

tenho um cachorro e até hoje não sei se ele é shih tzu ou lhasa apso, esse post me ajudou bastante

Teodósio Consultoria disse...

as fots estao trocadas....

Unknown disse...

O meu brinca muito... Mas comprei como lhasa e depois pesquisando descobri que shih tzu.... Muitoooo ... Carinhoso.... Mas domina a casa...

re_gina.re disse...

eu to amando a minha shih tzu

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eles perdem muito pelo ? Eu quero um mas tenho alergia, então tenho medo de comprar

Unknown disse...

O meu parece com os dois, porém o temperamento não bate com nenhum...é agitado, corre o tempo todo sem parar, morde muito brincando e dificilmente atende o famoso "não"...obedece apenas eu.

Sobre Cães e Gatos disse...

TeodosioConsultoria não estão trocadas não :)

eu já tive as duas raças (ainda tenho o shih tzu) e conheço bem e posso te garantir que as fotos estão corretas, mas obrigado pelo participação :)

Sobre Cães e Gatos disse...

Anndri Frôo isso depende muito, eu particularmente não tenho problema com isso, vai da alimentação, uma ração de boa qualidade garante uma boa pelagem e evita a queda, então pode comprar sem medo... Dá uma olhada nos outros posts que eu falo sobre alimentação, e logo postarei mais.
Bjo!

Sobre Cães e Gatos disse...

Cristiane Pampolin

As vezes pode ser uma cruza dos dois, mas se tiver pedigree é fácil de saber, sobre a agitação, ambos são bem agitados e gostam de brincar, porém a questão do não pode ser resolvida com um bom adestramento caseiro, logo postarei dicas

Anônimo disse...

tenho uma zhih tzu , ela e linda super carinhosa ,mas agora estou na duvida se e shih tzu ou lhiasa,ela tem o nariz pra dentro ,dentes estranhos ,dorme comigo na cama , muito higienica em partes come sem fazer sujeira , se a porta do quintal tiver fechada e a do banheiro tiver aberta ela faz as necessidades no banheiro , mas volta e meia quando chego do trabalho que ela fica sozinha ela faz xixi em cima do sofa ou no quarto de visitas em cima da cama ,ela gosta muito de atrncao muito meiga e carinhosa mas quando chega alguem que ela nao conhece ela late se a pessoa der atencao a ela ela logo ta no colo da pessoa esperando carinho .
o que vcs acham e lhiasa ou shih tzu ?

Unknown disse...

Eu gostaria de saber qual dos dois têm dentes estranho??!

Unknown disse...

Eu gostaria de saber qual dos dois têm dentes estranho??!

Unknown disse...

Eu comprei como lhasa apso e após dois anos que tenho o Manfred, a mulher de um pet shop que eu levei, me falou que é um shitzu.. Os posts me deixam com mais dúvida ainda..

Unknown disse...

O meu está com o mesmo comportamento e a aparência descrita tem muita semelhança.. Comprei como lhasa.. E estou na dúvida se eh um shitzu.. Rs

Daiana Oliveira disse...

Comprei a minha como Lhasa, mas levei hoje veterinária e ela disse que é Shih Tzu... De qualquer forma é o serzinho mais fofo e dócil do mundo. Completamente apegada à mim, mas vai com todo mundo. ��

Unknown disse...

Eu tenho um cheh tzu ele e muito fofo dorme dentro de casa e super higiênico so faz suas nessecidades fora, mas é normal quando deixamos eles só eles apronta com a gente

Unknown disse...

Eu tenho um cheh tzu ele e muito fofo dorme dentro de casa e super higiênico so faz suas nessecidades fora, mas é normal quando deixamos eles só eles apronta com a gente

Elaine Baldez disse...

O meu Johnny é um lhasa Apso e solta muito pelo, vc não vê, mas quado vai passar pano no chão, percebe o quanto de pelo vem junto 😃

Elaine Baldez disse...

Focinho achatado, dentinhos estranhos, fica no colo de estranhos.... pode ter certeza que é Shih tzu 😀

Elaine Baldez disse...

Focinho achatado, dentinhos estranhos, fica no colo de estranhos.... pode ter certeza que é Shih tzu 😀

rosabel disse...

Quero muito ter um shiatsu mais tenho medo de comprar enganado pois quando filhotes são todos iguais ou tem alguma diferença no filhotes.alguém pode me ajudar.

rosabel disse...

Quero muito ter um shiatsu mais tenho medo de comprar enganado pois quando filhotes são todos iguais ou tem alguma diferença no filhotes.alguém pode me ajudar.

Walter disse...

A minha lhasa é idêntica , alegre o tempo todo

Unknown disse...

Tb acho

Unknown disse...

Tb acho

Unknown disse...

Queria muito um shithzu, mas trabalho e só chego em casa 19hrs da noite. Tenho medo de pegar e deixar sozinho em casa. Alguém sabe me dizer se eles ficam bem sozinhos? Eles comem as coisas? Tipo sapatos, roupas...

Unknown disse...

Olá comprei uma cachorra shitzu, mas ando falando que é lhasa,estou na dúvida, mesmo pesquisando como posso ter certeza de qual raça é, pois comprei em canil e tem certificado, será que fui enganada, mas a amo independente de qual raça for, só queria ter certeza, como faço, por favor me ajude a tirar a dúvida

Postar um comentário