Cães e Gatos

Aqui você irá tirar suas duvidas sobre seu cão ou gato, e se necessite de alguma postagem, é so pedir, logo farei a postagem;
RSS

Erlichiose - A doença do carrapato

Quando se fala em "erlichiose" 95% das pessoas não sabem o que é, nada mais é q a popularmente conhecida "DOENÇA DO CARRAPATO" a doença é transmitida por carrapato em cães e muito raramente em gatos.
Não pense que se seu cão está com um carrapato, ele tem erlichiose, a doença é transmitida da seguinte forma: um carrapato que é contaminado por um cão que tem erlichiose e vai para um cão saudavel, ele transmite a doença. causando anemia por destruíção das células vermelhas.
Como saber se o cão está infectado?
Há 3 causas de sintomas, que variam de acordo com o organismo do animal.

1º_ É a chama fase aguda, nela o pet doente pode transmitir a doença e pode ter carrapatos ainda, sintomas como febre entre 39 e 41 graus, falta de apetite, grande perda de peso e tristesa podem surgir entre 7 e 21 dias após a infecção, e não bastanto, pode haver sangramento no nariz e na urina, manchas avermelhadas no corpo e má respiração. Fique sempre alerta, por que nem todo dono, percebe a doença.

2º_ Um período mais longo que chega a 1 mês e meio até 2 meses e meio, podendo prolongar, aparentemente, seu pet estará saudável, sem apresentar nenhum sintoma, será disgnosticado apenas em exame sanguineos. Pode acontecer de algum cachorro apresentar inchação nas patas, perda de apetite, perda de visão e etc.

3º_ Por fim, a fase crônica, a doença é diagnosticada facilmente, é notória a perda de peso, abdômen sensivel e dolorido, aumento de órgãos como baço, figado..: depressão, hemorragia, edemas e perde a imunidade para outras infecções.

Se a doença for percebida rapidamente, a chance de obter sucesso no tratamento, é bem maior. O diagnostico é dado por exame de sangue.
A doença do carrapato pode ser tratada em qualquer estagio, e é tratada a base de medicamentos, mais precisamente antibióticos, mas as vezes nessecitará de aplicações de soro ou transfusão de sangue.
Para evitar a doença, elimini os carrapatos encontrados no pet, desinfete sempre o ambiente, e produtos preventivos, sobre recomendação médica, EX. coleiras, sabonetes... 
Muito cuidado, a doença pode levar seu amigo a hobito.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário